sábado, 31 de outubro de 2015

Especial de Halloween: Top 15 de Músicas para se tocar no Halloween

Por Renan Soares
                                  
Olá crianças da noite, finalmente chegou o Halloween, data essa que mesmo não fazendo parte da cultura brasileira nós gostamos de comemorar da mesma forma (rs), e sendo assim, imagino que alguns de vocês estejam preparando alguma festa temática referente ao dia, ou então se juntando com os amigos para verem uma maratona de filmes de terror. Bom, de uma forma ou de outra, preparei aqui para vocês uma lista com 15 músicas para vocês tocarem nessas "celebrações" que são referentes ao Halloween.
Só deixando claro que apesar da minha especialidade no canal ser sobre Rock, a lista não constará apenas com músicas de Rock, mas a maioria pelo menos será (não só porque estou indo mas pelas músicas que eu conheço, mas também porque é muito mais fácil achar músicas de Rock referente ao tema do que de qualquer outro estilo).
E também deixando claro para vocês que os critérios de escolha são não apenas a temática da música, mas também a sonoridade tensa e letras "macabras".
Enfim, comecemos então com a brincadeira:

15. Rihanna - Disturbia

Começando então com uma das únicas da lista que não é rock, temos Disturbia da Rihanna, você que provavelmente apenas ouviu a música e não viu o clipe ou nem sequer chegou a ler a letra deve estar perguntando o porquê da presença dela aqui. E pra lhe responder, apenas digo: Veja o clipe que você entenderá.

14. Slipknot - Vermilion

Esse é um exemplo de música que entrou na lista não pela sua temática ou letra, e sim pela sonoridade tensa, além do clipe em si ser um pouco "bizarro" cá entre nós, principalmente na parte em que todos os 9 integrantes aparecem e começam por as chamadas "death masks" (os fãs da banda entenderão essa parte melhor que ninguém).
E não só a música, mas o clipe em si mantêm uma atmosfera bem intensa do início ao fim. Principalmente na época em que eu não ouvia metal, achava essa música um tanto que "macabra", confiram logo abaixo e vejam se concordam comigo.

13. Iron Maiden - The Number Of The Beast

Fiquei meio em dúvida se incluía essa na lista ou não, mas depois parei pra pensar: No início (principalmente na intro) há uma atmosfera tensa, no clipe se ver imagens de alguns filmes de terror, isso sem fala que a letra fala do "número da besta". 
Lembrando também que a música surgiu de um pesadelo do baixista Steve Harris após ele ver o filme "A Profecia".

12. Ghost - Elizabeth

Essa entra na lista por conta da história que a sua letra retrata, que nesse caso é algo que aconteceu de verdade.
A história retratada na música é a da Elizabeth de Bathory, também conhecida como "A Condessa Sangreta" da Hungria. Ela que ficou famosa por conta de crimes cometidos em que, por exemplo, torturava cruelmente seus criados e matava mulheres virgens para beber de seu sangue. Uma história que daria um bom filme de suspense/terror.
Além disso, a sonoridade da música também é bem intensa (assim como boa parte das músicas do Ghost) o que ajuda a dar um clima de "horror".
Confira o vídeo da música logo abaixo:

11. Helloween - Halloween

Sinceramente, acho que essa dispensa explicações, apenas olhem o nome da banda e o nome da música (rs).

10. Metallica - Enter Sandman

Outra música que entrou na lista por conta da temática de sua letra, no caso, essa retrata a história do "Sandman". Esse que é uma entidade que segundo a lenda, joga areia nos olhos das crianças para que elas durmam, fazendo também com que saltem para fora de suas cabeças, podendo assim, leva-las para servir de alimento para as suas crias.
Ouçam esse grande clássico:

09. Seether - Remedy

Essa é outra música que se você apenas a ouvir sem ver o clipe, não vai entender o porquê que ela está aqui, por isso eu repito, veja o clipe que entenderás muito bem.

08. Misfits - Halloween

O Misfits é uma banda famosa pela sua temática de filmes de terror, e a música se chama Halloween mais uma vez, ou seja, mais uma vez podemos dispensar explicações mais profundas (rs).

07. Metallica - The Thing That Should Not Be

Temos Metallica mais uma vez, porque essa é uma música que não poderia ser deixada de fora. Além do fato dela ter uma atmosfera bem tensa do início ao fim, a letra foi baseada na obra do grande autor de horror H.P. Lovecraft.
Outras músicas do Metallica também tiveram inspirações na obra de Lovecraft, são elas "All Nightmare Long" e a instrumental "The Call of Ktulu".
Confira logo abaixo a música "The Thing That Should Not Be".

06. Calabrese - Voices of the Dead

Eis outra banda que tem "filmes de terror" como sua temática principal, e no clipe da música se ver os integrantes como "caças-fantasmas". Isso sem falar que também aparece a cena do famoso filme "Plano 9 do Espaço Sideral".

05. Michael Jackson - Thriller

Claro que essa não podia ficar de fora, né? É lei toda e qualquer festa de Halloween ter essa música em sua playlist. Afinal, quem aqui nunca fez a dancinha dos zumbis na vida?

04. Marilyn Manson - This Is Halloween

Tudo bem que essa música não é originalmente dele, é um cover tirado da trilha sonora do filme "O Estranho Mundo de Jack" de Tim Burton (elaborada por Danny Elfman, como foi falado no vídeo dessa semana sobre Trilhas de Cinema). Mas de qualquer forma, o Marilyn Manson conseguiu por uma pegada mais "tensa" na música (ele que por si só já é bastante bizarro rs).

03. Avenged Sevenfold - A Little Piece Of Heaven

Quem já viu o clipe dessa música sabe o quão bizarro e doentio esse treco é. Mas caso queira uma pequena sinopse, lá vai: É mostrada a história de um casal onde o homem pediu a mulher em casamento, ela recusou, ele ficou puto da cara e a matou a facada, fez sexo com ela (isso mesmo que você leu, tem necrofilia na história), casou com o seu cadáver e depois a noiva volta dos mortos para se vingar. Entendeu o nível da coisa, né? rs
Caso queira ver com mais detalhes:

02. Misfits - Scream

Misfits apareceu de novo por aqui porque, simplesmente, é impossível selecionar apenas uma música deles para uma lista que nem essa, e escolhi essa em específico muito mais pelo seu clipe, que tem uma produção a nível de filmes de terror bastante realistas (principalmente nas partes que tem sangue).

01. Black Sabbath - Black Sabbath

E fechamos a lista com esse grande clássico que leva o nome do Black Sabbath, e nesse caso não é nem pelo fato da letra retratar Lúcifer possuindo uma pessoa, e sim pela atmosfera sombria que a música deixa, principalmente em seu início.
E se vocês lerem a história de como a música foi feita, ai entenderão ainda mais o porquê que ela está no primeiro lugar. (Resumo rápido: A música foi feita após o baixista Geezer Butler fazer uma experiência em sua casa onde alegou ver uma grande figura negra ao fim de sua cama)
Uma coisa que eu sempre digo, é que essa música daria uma ótima trilha sonora de filme de terror.

BÔNUS - Reszô Seress - Gloomy Sunday

Essa eu definitivamente não recomendo que ninguém toque em uma festa de Halloween, primeiramente porque ela é MUITO deprê, e segundo, é a razão pela a qual que estou a colocando aqui. O "macabro" dessa música não está nela em si, e sim em toda a história que há por trás, dizem que essa música foi responsável por diversos suicídios ocorridos na Hungria (inclusive do próprio compositor), isso por conta da sua melodia e letra que são extremamente tristes.
E a pessoa sabendo disso, e ouvindo a tamanha tristeza expressada na música, a escuta com um mal-estar extremo (pelo menos foi assim que eu me senti quando ouvi). Enfim, caso tenha curiosidade, segue o vídeo logo abaixo:
(Mas peço encarecidamente que você não se mate quando o fizer, lembre-se, a vida ainda vale a pena apesar de tudo rs)
(E de preferência, ouça algo animado após terminar)
E assim termino a lista, caso tenha gostado, ou também se tem algo que escrevi que você discorde, comente logo abaixo, muito obrigado ;D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário