terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

TRETAS SONORAS: Dave Mustaine x Metallica

Por Renan Soares

                                     


Olá pessoas, chegou a hora da treta, mais em específico da "Tretas Sonoras". E hoje, falarei de uma das tretas mais famosas do mundo do metal, essa, que acabou no surgimento de duas grandes bandas do cenários do metal mundial atualmente, são elas o Metallica e o Megadeth.
Vocês podem ver no título que citei apenas o nome do Mustaine invés de citar o do Megadeth, isso é porque a intriga todo é muito mais com ele do que com o resto da banda, e vocês verão o porquê disso.
Para aqueles que no sabem, Dave Mustaine fez parte do Metallica em seus primórdios, sendo ele, o guitarrista original da banda, tanto que se vocês forem verem, algumas músicas do álbum "Kill 'em All" (primeiro álbum do Metallica) estão em sua autoria, lembrando que a banda gravou o disco após a sua saída (que ocorreu em abril de 1983, o álbum foi lançado em maio daquele mesmo ano).
Desde aquela época, Mustaine teve seus altos e baixos com os outros integrantes, e um exemplos disso foi quando Dave foi "expulso" da banda pela primeira vez, quando durante um ensaio da casa de Ron McGovney (baixista da banda na época), no momento que o guitarrista chegou, a sua cachorra saiu do seu carro e pulou no capô do carro de Ron, e por isso, James Hetfield acertou um chute nela, e claro, Dave não deixou isso passar começando uma briga entre os dois resultando inclusive em agressões físicas por parte deles. Após serem separados, James expulsou Mustaine da banda, mas vinte quatro horas depois eles voltaram a tocar juntos após se desculparem.
Sua expulsão definitiva veio em 1983 após dois shows, quando Dave acordou com a equipe toda entregando suas malas, o fazendo voltar para casa sem um tostão furado em uma viagem que durou 4 dias, o motivo de sua expulsão teria sido o fato que Mustaine seria um "bêbado indomável".
Certamente, Dave ficou pu** com isso, e disse que a partir dali ele formaria uma outra banda que seria muito melhor do que o Metallica. E assim surgiu o Megadeth.
Como já disse anteriormente, algumas músicas do "Kill 'em All" estão creditadas ao Mustaine, mas segundo o mesmo, ele exigiu para que a banda não utilizasse as músicas que foram de sua autoria, coisa que Lars e James contestam.
Outro exemplo disso é uma música que Dave escreveu ao lado do Metallica chamada "The Mechanix", que após sua saída e a entrada do guitarrista Kirk Hammet, ela foi reformulada, tendo melódias adicionadas pelo Hammet, sua letra reescrita e renomeada para "The Four Horsemen". Mustaine manteve a versão original renomeada de "Mechanix", que foi lançada no primeiro álbum do Megadeth, o "Killing is My Business... And Business Is Good!".

Ainda sobre as duas músicas, em um show do Megadeth em 2006, o Mustaine aproveitou para alfinetar o Metallica, quando antes de executar a música, ele começou a toca-la de uma forma estranha, após isso, ele foi ao microfone e disse "É assim que "eles" tocam, nós tocamos assim..." dando início a canção.
A rixa entre eles se intensificou um pouco mais em 2004, quando Mustaine colaborou com o documentário "Some Kind Of Monster" que falava sobre o Metallica, onde ele não gostou nem um pouco da maneira em que é retratado lá, alegando que se sentia traído pelo baterista Lars Ulrich.
Apesar de anos de tretas, atualmente, os dois lados fizeram as pazes e voltaram a ser amigos, chegando a fazerem turnês juntos (lembrando que o Metallica e o Megadeth compõem o famoso "The Big 4" do Thrash Metal americano ao lado do Slayer e do Anthrax, e que essas mesmas as vezes entram em turnê juntas). E em um show comemorativo do Metallica, a banda convidou todos os ex-integrantes ainda vivo para que tocassem juntos com eles, e claro, Dave Mustaine estava entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário